Sistemas informaticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Candida
Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/06/2018

Relatorio sobre algoritmo Empty Relatorio sobre algoritmo

Ter Jun 19, 2018 3:33 pm
Relatorio sobre Algoritmo

Trabalho Pratico // Grupo nº 12
Nomes Nº
Hélder Ferreira David 40645
Gilciandra Rodrigues 40637
Cândida de Azevedo Paulo 31605
Nadia Veronica

__________________________________________________________________________________
Algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais devendo ser executadas mecânica ou eletronicamente em um intervalo de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O conceito de algoritmo existe há séculos e o uso do conceito pode ser atribuído a matemáticos gregos, por exemplo a Peneira de Erastóstenes e o algoritmo de Euclides.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Tipos de algoritmos
Existem diversos tipos de algoritmos. Dentre eles, podemos citar:
• Pseudocódigo
• descrição narrativa
• fluxograma
• diagrama de Chapin.


• O pseudocódigo
Utiliza linguagem estruturada e se assemelha, na forma, a um programa inscrito na linguagem de programação pascal é também chamado de português estruturado. Trata-se de um dos tipos de algoritmos que mais se aproxima da forma escrita das linguagens de programação, por isso, sua transcrição é bem mais rápida.
É nesse tipo de algoritmo que os nossos próximos artigos irão se focar. Atualmente, existe uma ferramenta bastante útil que auxilia bastante no aprendizado da lógica de programação através do pseudocódigo, ela se chama VisuAlg.
É uma ferramenta totalmente grátis e aconselhamos que você baixe e instale em seu computador, para que a partir do próximo artigo, você comece a treinar esse tipo de algoritmo tão interessante!

• A descrição narrativa
Utiliza linguagem natural para especificar o passos para a realização as tarefas. Isso dá margem as más interpretações e ambigüidades.
A vantagem da utilização desse tipo de algoritmo está na facilidade, pois usa uma língua natural, como o português.
A desvantagem é que, a língua natural é passível de interpretações diferentes, o que pode dificultar na transcrição do algoritmo para o programa.

• O fluxograma
É uma forma universal de representação, pois se utiliza de figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos para a resolução dos problemas é chamada também de diagrama de blocos.
A vantagem do uso desse tipo de algoritmo está no entendimento facilitado pela utilização de elementos gráficos.
Na imagem abaixo, temos os principais símbolos usados nos fluxogramas.


O diagrama de Chapin, também conhecido como diagrama Nassi-Shneiderman ou diagrama N_S, apresenta a solução de problema por meio de um diagrama de quadros com uma visão hierárquica e estruturada. Esse tipo de diagrama não é muito utilizado, pois é muito difícil representa recursividade, entre outros procedimentos.
Visualg
O Visualg (Visualizador de Algoritmo) é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como se fosse um programa normal de computador.
O Visualg é um bom recurso para quem está iniciando no aprendizado de algoritmos, não só para praticar a sua criação mas também para melhor entender sua execução por meio do visualizador de variáveis que funciona como um depurador.
Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos